A arte do rolê

10 Postado por - 12/07/2013 - Artigos, obailetodo, Textos

De origem norte-americana, o skateboard surgiu em meados dos anos 50 em uma época onde o surf predominava e toda atenção estava voltada para o mar. No entanto, alguns surfistas estavam insastisfeitos quando não podiam surfar e decidiram pegar as rodas de seus patins e adaptá-las em um tipo de prancha de madeira, para que assim pudessem “surfar” em terra firme. Nesse momento eles perceberam que podiam recriar a sensação de uma onda sem de fato estarem no mar.

Os primeiros skateboards eram muito primitivos e não possuiam nose e nem tail. Eram apenas uma tábua e quatro rodinhas de ferro.

Em português “skate” significa “patinar” e “board” significa “tábua”. Dessa forma skateboard seria o ato de patinar sobre uma tábua.

No início dos anos 60 empresas como a Makaha de Larry Stevenson e Hobie de Hobie Alter, viram uma grande oportunidade surgindo e começaram a fabricar os primeiros skates industriais. Durante apenas 3 anos de existência eles tiveram uma demanda de aproximadamente 50 milhões de skates.

Em 1963 acontecia o primeiro campeonato em Hermosa Beach, na Califórnia, e tudo estava indo muito bem para o esporte. Foi então que em 1965 um grupo de pessoas auto-denominadas “experts em segurança” diziam que aquele não era um esporte seguro e então o skate entrava em sua primeira decadência. Muitas pessoas abandonaram o esporte e os pais não compravam mais como presente para seus filhos.

Mesmo com esse fato a indústria do skate nunca parou e os adeptos ao esporte continuavam surgindo. Outras pessoas também viram a oportunidade e iniciou-se um novo mercado ao redor do carrinho: Equipamentos de segurança, roupas, revistas, filmes, etc.

Nos início dos anos 70 devido há um grande racionamento de água nos Estados Unidos, muitas pessoas foram obrigadas a esvaziar suas piscinas. Nesse momento os skatistas perceberam algo que mudaria o esporte. As piscinas vazias, que na época a maior parte eram redondas e/ou ovaladas, poderiam ser ótimas pistas verticais e as possibilidades de manobras aumentariam muito. Nessa mesma época houve uma grande onda de invasão de piscinas em casas abandonadas e de famílias ricas.

“Frank Nashworthy foi o responsável pela criação das primeiras rodas de skate de uretano em 1972.”

Nos anos 80 o skate ganha um grande impulso devido ao surgimento de novas tecnologias e a utilização dos famosos half-pipes(pistas em U). Começam então a surgir vários nomes como Jay Adams, Tony Alva, Rodney Mullen, Tom Sims, entre outros. Nesta mesma época um garoto com muita técnica e estilo começa a se destacar dos demais com apenas 12 anos de idade. Tony Hawk mandava flips muito altos na rampa e deixava todos impressionados com sua habilidade.

O skate atinge seu ápice nos anos 90 com muita exposição na mídia e um grande número de marcas, revistas, produtos, sites, programas de TV e campeonatos. Hoje vemos um grandes número de skatistas, entre eles vários brasileiros, que tem a oportunidade de viver do esporte e estão sempre presentes nos maiores campeonatos.

Fontes:

http://skatehistory.weebly.com/

http://www.skatelog.com/skateboarding/skateboarding-history.htm

http://www.skatesolidario.org.br/noticias/index.php?option=com_content&view=article&id=40&Itemid=70#

A imagem de destaque foi gentilmente cedida pela Venice Skate House.

3 + comentários

  • Lucas Delaqua 12/07/2013 - 2:47 pm Responder

    Bem vindo ao baile Miguelitooo!

    • Miguel Trindade Jr 12/07/2013 - 2:52 pm Responder

      Valeu Lucão! Primeiro post de muitos….com certeza.

  • Barulhista 21/07/2013 - 4:37 pm Responder

    Top! Belíssimo post!

  • Deixe uma resposta