“A wop bom aloo mop a lop bam boom”‏

0 Postado por - 13/02/2012 - Artigos, obailetodo, Textos

Richard Wayne Penniman – Little Richard

Vindo de uma família com doze irmãos, Richard é o terceiro filho, nascido em 05 de dezembro de 1932. Foi sempre tido como o queridinho do Papai e sempre foi muito zuado pelos irmãos, pois desde cedo, demonstrou ser diferente dos outros. Seu pai, Charles “Bud” Penniman era um contrabandista de bebidas e seu avô, pastor da igreja Adventista do Sétimo Dia, o que influenciou a formação do filho/neto, que desde cedo cantava músicas Gospel. Suas maiores influências vieram de cantoras como, Clara Ward, Sister Rosetta Tharpe e Mahalia Jackson. Junto de sua família, eram chamados de “The Singers Penniman” onde se apresentavam cantando em igrejas. Ganhou dos familiares o apelido de “War Hawk” ou “Falcão de guerra” devido ao tom de voz alto e aos gritos durante os cânticos.

Ainda quando garoto, Richard já demonstrava, em sua personalidade, traços de uma hiperatividade infecciosa e extremamente contagiante, que veio a colaborar muito para o seu sucesso. Saiu de casa cedo, ainda antes de completar 18 anos e partiu rumo ao sucesso. Em 1951, Richard ganhou um concurso de talentos em Atlanta e acabou por conhecer um pianista chamado de Esquerita ( Eskew Reeder Jr..), com quem aprendeu novas técnicas de piano. Mas pode ter sido Bill Wright, um cantor de Blues, o verdadeiro responsável pelo seu estilo, desde as roupas que usava durante os shows, com peças espalhafatosas, como também as maquiagens com as quais se apresentava em um palco.

Seu primeiro grande Hit foi lançado em 1955, intitulado “Tutti Frutti”. Com esse som Little Richard estourou e alcançou o segundo lugar na Billboard’s R&B. Emplacou uma sequência de dezessete singles hits seguidos onde 3 alcançaram o primeiro lugar. Com um piano conduzindo o som, acrescentando uma linha de baixo boogie-woogie e uma variedade rítmica de tambores com gritos antes dos solos, Little Richard ganhou notoriedade e passou a ter suas músicas em filmes como “The Girl Can’t Help it” de 1956, “Don’t Knock the Rock” também do mesmo ano e “Mister Rock and Roll” de 1957.

Suas músicas ganharam versões nas vozes de artistas como Elvis Presley e Pat Boone. De sua autoria temos sucessos como “Rip It Up”, “Lucille”, “Jenny, Jenny”, “Good Golly, Miss Molly” e “Keep A-Knockin ‘”. O mais curioso em sua história, foi que logo depois de alcançar o auge de sua fama, Richard resolve deixar sua carreira artística, depois de concluir que o Rock and Roll era trabalho do Diabo. Matriculou-se em um colégio Bíblico e se tornou pastor evangélico. Quando os Beatles surgiram em 1964, fizeram diversas versões de hit’s de Richard e reconheciam publicamente que derivaram o seu som desse grande ancestral. Os Beatles e Little Richard se encontraram na Alemanha, mais precisamente no Star Club em Hamburgo, onde trocaram dicas para composições da banda. Essa atenção toda inspirou a retomada de Little Richard e ele voltou a um estúdio de gravação para uma nova corrida rumo ao estrelato. As reações frenéticas das multidões eram repetidas sempre que ele aparecia.

Mais recentemente, Robert Townsend dirigiu uma cinebiografia desse artista tão importante para o Rock, onde conta sua trajetória desde a infância. Pela atuação, Leon Robinson recebeu até uma indicação ao Emmy, pelo ótimo desempenho no papel do protagonista. Em 2001 escreveu a canção do filme “The Trumpet of the Swan” e no ano seguinte gravou um Tributo a Johnny Cash. Em 2005, junto a Jerry Lee Lewis, gravaram um dueto dos Beatles ” I Saw Her Standing There “. 2006 foi a vez do artista atacar em um comercial de TV para Geico, que acabou fazendo um grande sucesso. Ainda nesse ano tornou-se jurado, convidado por Simon Cowell, para Fox Duets.

Durante a sua carreira, Little Richard tocou com artistas como Jimi Hendrix e James Brown, consagrou-se com vários sucessos musicais. Enquanto Elvis Presley era chamado de “King of Rock and Roll”, Little Richard era então “Queen of Rock and Roll”. É definitivamente considerado um arquiteto do Rock e sua carreira será sempre lembrada.
Top Ten Oazel Little Richard

1- Little Richard – Tutti Frutti

2 – Little Richard – Long Tall Sally

3 – Little Richard – Good Golly Miss Molly

4 – Little Richard – Rip It Up

5 – Little Richard – Keep a Knockin

6 – Little Richard – Lucille

7 – Little Richard – Ready Teddy
https://www.youtube.com/watch?v=gFd4p5Hx-Xo

8 – Little Richard – Slippin’ and Slidin’

9 – LITTLE RICHARD – ‘The Girl Can’t Help It’
https://www.youtube.com/watch?v=dioNDDIqNOY

10 – Little Richard-Send me some Lovin
https://www.youtube.com/watch?v=yRSEst7ze0g

 

Sem comentários

Deixe uma resposta