Bandcamp – Discografia Slim Rimografia [2003-2006]

1 Postado por - 02/10/2013 - Audio, obailetodo

[Slim Rimografia – Disco de Vinil por Augusto Batista]

 

O hip-hop é um negócio estranho. Surgido como uma forma de expressar a voz dos guetos, das favelas, das comunidades de baixa renda, surgido como um protesto da injustiça social, acabou por em grande parte se tornar uma glorificação do crime que assola essas comunidades ou então um veículo para o músico contar vantagem sobre como ele se tornou rico e poderoso, deixando para trás suas raízes sem gastar um único pensamento em como ajudar aqueles que ainda estão numa situação ruim.

Eu sei que nos EUA era muito difícil para rappers e outros músicos vindos das camadas sociais mais pobres fazer sucesso depois de seu quarto ou quinto disco. A ideia era que o músico não mais era capaz de se identificar com a vida da favela devido a melhora da sua condição financeira, e era considerado não autêntico e rejeitado por seu público. Hoje, o segredo é cantar sobre como a riqueza é boa, mesmo que não se seja rico ainda (vide o caso do finado MC Daleste, que cantava o funk ostentação mas sua família passa por dificuldades depois de sua morte).

 

É muito refrescante ouvir um rapper que canta no estilo das antigas: falando das mazelas dos mais pobres e de sua própria vida. Quando o som é todo refinado, cheio de samples interessantes e rimas bem trabalhadas, o prazer é ainda maior. Os discos de Slim Rimografia têm isso e muito mais. Se essa voz autêntica, cheia de ressonância com a desigualdade social no Brasil vai se manter depois do quarto ou quinto disco, ou se o som é assim por que o autor das letras infelizmente não despontou (para a pobreza cultural de tanta gente que por isso não teve oportunidade de conhecê-lo ainda)… só o tempo dirá.

Mas esse som é bom, e está disponível no bandcamp para se pagar o que quiser (até mesmo zero reais se for o caso). Conheçam abaixo e baixem os discos Financeiramente Pobre e Introspectivo.

 

 

Sem comentários

Deixe uma resposta