Discografia Banda Eddie [1995-2011]

4 Postado por - 01/08/2013 - Audio, Música, obailetodo, Video

A Banda Eddie está com 25 anos e o som deles continua uma delícia de se ouvir. Confesso que conheci eles por causa da popularidade do manguebit (ou manguebeat ou Mangue Beat… o pessoal não entra num consenso), com músicas como Eu sou Eddie e Pode me chamar que vou, que de início não dei muita atenção. Quando ouvi O Baile Betinha tantos anos atrás, pensei que era uma música boa para virar um hit de verão, alguma coisa nela me lembra Nosso Xote do Bicho de Pé, exceto que O Baile me parece bem mais trabalhado e cansativo (eu gosto dessa música até hoje). Mais ouvindo o Original Olinda Style pude ver que o som deles é muito mais do que pop comercial, cheia de personalidade, fincada em fortes raízes pernambucanas.

Até hoje ainda gosto de bandas como Nação Zumbi ou o Mundo Livre S/A. Mas confesso que toda aquela ideia de reinvenção da música, de experimentação sonora, de letras politizadas, todo aquele caos e lama às vezes me parece ruídos, um som indigesto e pesado, inchado com toda sua pretensão.

Isso não acontece com a Banda Eddie. Talvez porque menos preocupados em pagar de revolucionários, o que se vê em todos os discos é um compromisso de fazer um som de qualidade, que soe autêntico. Não estou querendo dizer com isso que o som não é trabalhado, que ele não possa muitas vezes ser rebuscado. A música da banda é de altíssimo nível. Mas em geral se concentra em ser música e não em ser um manifesto multimídia ideológico.

As ideias do manguebit (ou manguebeat ou Mangue Beat), com seu resgate dos manguezais, pode até ser algo necessário ainda. Certamente há muitos núcleos de grande pobreza que merecem apreciação pela arte que produzem e ajuda para acabar com a desigualdade social. Mas é certo que muito do manifesto ficou datado.

O som da Banda Eddie continua bom, continua atual. Não é só manguebit (0u manguebeat ou Mangue Beat). Nem tão pouco é um som de Pernambuco apenas. É o som da Banda Eddie. E vale a pena vocês conhecerem.

E aí vai a dica: a banda está disponibilizando sua discografia completa no site, você pode baixar:

  • 1995 – Eddie (demo)
  • 1998 – Sonic Mambo
  • 2003 – Original Olinda Style
  • 2006 – Metropolitano
  • 2008 – Carnaval no Inferno
  • 2011 – Veraneio

O site deles é: http://www.bandaeddie.com.br/

Mas espere, tem mais: se vocês derem like na página deles no Facebook e compartilharem esse post até dia 15 de agosto, 18:00 horas, vocês ainda concorrem a discografia deles em CD e autografada.

E para vocês que querem ouvir uma amostrinha antes de baixar a discografia, alguns clipes:

Pode me chamar que eu vou

Estou cansado dessa merda

Buraco de bala

Sem comentários

Deixe uma resposta