Girassol da discórdia

7 Postado por - 24/07/2013 - Artigos, obailetodo, Textos

Em dias de vandalismo, não venho aqui repreender ninguém e sim apresentar  mais uma opção para os rebeldes com causa, o  Jardim de Guerrilha.

Jardim de Guerrilha é um movimento de ativismo político de ação direta que, apesar de ilegal, não costuma colocar as pessoas em grandes enrascadas. A jardinagem de guerrilha é feita normalmente em espaços privados, espaços públicos abandonados ou negligenciados por seus proprietários,  promovendo uma reconsideração de uso  do espaço ao crescerem ali culturas alimentícias ou apenas estéticas.

Se você acha que isso não passa de coisa de moderninhos atuais não se engane, desde a década de 60 a guerrilha verde vem atuando e conquistando vitórias em todo mundo. O parque do Povo em Bowery Houston em Nova Iorque é um belo exemplo, antes propriedade privada e hoje jardim com uma série de atividades culturais e protegido por lei.

Porém vale lembrar que esta conquista teve sim embate sangrento entre ativistas e o então governador Ronald Regan. Outro marco nesta luta foi o protesto do dia 1 de maio de 2000 em Londres, onde a resistência fértil liderada pelo movimento Reclaim the Streets (Reconquistar as Ruas) tomou o Hyde Park em diversas ações, entre elas destaco o moicano de plantas feito em uma estátua de Churchill (político conservador britânico) que  virou obra do celebre artista de rua Bansky!

Dia 1 de maio se tornou desde então o dia Internacional da Jardinagem de Guerrilha e adeptos de todas as partes do mundo usam Girassóis para denunciar desleixos e abandonos.

Acesse o site  www.guerrillagardening.org  que reúne adeptos do mundo inteiro e lá você poderá obter mais informações sobre o projeto.

Verde-se!

garden         nalupa.2

guerrilla-gardening-version-miniature-L-QVJEnb

 

 

Sem comentários

Deixe uma resposta