Joe Sacco e a Palestina

4 Postado por - 30/06/2013 - Artigos, obailetodo, Textos

Todos os dias vemos diversas notícias sobre o conflito que rola entre a Palestina e Israel. Nunca entendi direito suas causas ou mesmo o por quê de isso se arrastar por tanto tempo. Embora eu não saiba muita coisa sobre o que rola por lá, talvez nem eles saibam ao certo, sempre me interessei pelo assunto e bisquei ler um pouco sobre ele.

Dessa vez o que li foi o livro do Joe Sacco, “Palestina – Uma Nação Ocupada”. Joe Sacco é nascido em Malta, viveu na Austrália e nos Estados Unidos onde se formou em jornalismo. Seu livro é na verdade um longo projeto de jornalismo em quadrinhos. Joe se lança nesse belo formato para contar relatos das diversas pessoas com quem ele conversou quando esteve em Israel e na Palestina. Além disso podemos ver como foi a própria experiência do autor durante o período que passou nesse pedaço complicado do mundo.

IMG_6068Embora a viagem que deu origem ao projeto ter sido feita entre 1991 e 1992 o livro segue sendo uma boa fonte de informações sobre o conflito. Relatos de prisão arbitrárias, tortura, ataques de colonos judeus contra palestinos (e vice-versa) e mortes ainda seguem ocorrendo nos dias de hoje. Com negociações cada vez mais complicadas fica difícil prever como será o futuro desse conflito. O livro de Joe nos mostra um pouco de como essas pessoas vivem por lá, entre diversos chás e pães pitta, os relatos são capaz de prender a atenção e nos mostrar os lados do problema.

Agora me resta ler a sua continuação “Palestina – Na Faixa de Gaza”. Se este seguir o ritmo do primeiro livro com certeza também será uma ótima recomendação, não só para os amantes de histórias em quadrinhos, mas também para todos que tem um mínimo de curiosidade sobre o assunto tratado.

Sem comentários

Deixe uma resposta