Morro Pensante

5 Postado por - 18/07/2013 - Artigos, Notícias, obailetodo, Textos

Em plena zona sul da cidade maravilhosa, sobre as encostas do maciço do Cantagalo , foi fundado o MUF. Se você não faz ideia do que essas siglas significam fique tranquilo, de fato é um projeto novo e pioneiro no mundo. Se trata de um território-museu de 12 hectares de área e um acervo de cultura e modo de vida que conta com 20 mil moradores/colaboradores para reunir e reavivar a história da comunidade e do local. Mata Atlântica e vistas panorâmicas de tirar o ar fazem parte deste cenário. O Museu de Favela (MUF) tem como meta tornar o circuito de casas-telas uma galeria a céu aberto, defende a dignidade de condições de vida dos moradores e o fim da segregação social.

O MUF foi fundado em 2008 pelas lideranças culturais das favelas Pavão, Pavãozinho e Cantagalo com caráter comunitário e não-governamental. As origens do Samba, do imigrante nordestino, a cultura negra, artes visuais, música e danças são tópicos que permeiam este universo que pretende, num futuro próximo, se transformar em monumento turístico carioca.

Precisamos nos apropriar de nossa história para que dela surja uma identidade própria e a partir disso valorizaremos bem mais nossas raízes e influências. Para quem quiser saber mais sobre essa iniciativa é só clicar aqui e conferir o site da ONG. Abaixo um vídeo feito Antonio Motta, contando um pouco mais sobre o projeto e suas intenções nas palavras das pessoas envolvidas e moradores do local.

Bravo! Linda iniciativa.

MUF 2 MUF 3 MUF MUF 4

4 + comentários

  • Lucas Delaqua 18/07/2013 - 11:14 am Responder

    Sarinha, bem vinda a nossa bagunça, divirta-se! Vou ver se colo nesse museu quando for pro Rio, não conhecia.

  • Julio Monteiro de Oliveira 18/07/2013 - 8:42 pm Responder

    Começou muito bem, com um tema não só interessante, mas incomum. Bem vinda!

    • Sarah Giassetti 19/07/2013 - 11:58 am Responder

      Valeu Julio! Que bom que gostou. O próximo está na manga! Pretendo engrossar esse caldo nalupense! beijos

    Deixe uma resposta