Paco de Lucia & Al Di Meola – pra que banda?

2 Postado por - 18/04/2012 - Artigos, obailetodo, Textos

Semana passada escrevi aqui sobre Chick Corea, e no segundo momento narrado no texto sobre “Return to Forever” o guitarrista da banda era ninguém menos que Al DI Meola. Pois indico aqui outra parceria de Al, agora com um dos dedos mais rápidos que já tocaram em um violão, os de Paco de Lucía.

Essa parceria rendeu e ainda rende muitos frutos. Todos que gostam do gênero, estão acostumados a ver esse dois ao lado de John Mclaughlin, que juntos fecham um dos melhores trios de violões. Inclusive gravaram o que foi considerado uns dos álbuns mais influentes para violão de todos os tempos, o “Friday Night In San Francisco”. E não é para menos. Mas particularmente, esses dois juntos fazem milagres com o violão .

Novamente trago a parceria em dois momentos. O primeiro (e que considero melhor) foi gravado em 1980, em São Franciso, CA. Um show de improviso e ação do começo ao fim. A imagem não é lá essas coisas, mas a música compensa em todos os sentidos. A coisa mais notória e que diferencia bem os timbres dos dois, é o uso da palheta. Al DI Meola raramente abre mão de uma, e não é atoa que é um dos mais rápidos de todos os tempos. Mas já Paco de Lucía , tem 4 palhetas embutidas nos dedos. Quando Paco, no decorrer da música, aponta o punho para baixo e coloca a mão em posição, meu amigo…lá vem pedrada!

Já no segundo, 30 anos depois, os dois sobem ao palco do festival alemão “Leverkusen Jazztage 2010”. A música é a mesma, “Mediterranean Sundance” , do segundo álbum solo de Al Di Meola. O começo da canção é mais tímido. Vemos outra interpretação do mesmo tema, aos poucos os acordes vão se entrelaçando e show começa novamente e o improviso come solto. Paco com mais de 60 anos ainda tem a mesma garra e mesma pegada. Mas já os cabelos…

“I always wanted to be a great guitar player, now just want to die.” – Comentário do cidadão que subiu um dos vídeos para o Youtube.

 

” Mediterranean Sundance” 1980

 

 

” Mediterranean Sundance”  2010

 

Sem comentários

Deixe uma resposta