Quem é Quem: Leandro Silva

0 Postado por - 20/03/2013 - Artigos, Entrevistas, Ilustrações, Imagens, obailetodo, Textos

No ano passado publicamos aqui no site uma compilação com vídeos de 7 surfistas, a Fair Bits. Para ilustrar o post, colocamos uma foto do Kelly Slater (um dos surfistas retratados) segurando um quadro. Certo dia, Leandro Silva apareceu no site e comentou que não só ele era o dono da fotografia, como também havia pintado o quadro que aparece com Kelly na foto.

Conversamos com ele e agora temos o grande prazer de compartilhar a história de como um quadro deste artista praiano foi parar nas mãos do mega campeão de surf, confere aí:

Leandro, conta pra gente como tudo começou.

Sou um artista autodidata, comecei a desenhar desde muito cedo. Não lembro bem a idade, acho que tinha uns 12 anos. Fui inspirado por um amigo mais velho, ele fazia um curso de desenho na época. Como eu não tinha condições de pagar um curso, meu amigo foi me ensinando as técnicas de desenho. Eu pegava os desenhos dele e copiava por cima para aprender. O tempo foi passando e fui aprimorando ainda mais meus desenhos, usando lápis de cor, grafite, bico de pena e giz seco, faltava só a tinta. Tinha sempre a mesma barreira de antes, a falta de dinheiro, então comecei a misturar materiais que tinha em casa e sem querer desenvolvi técnica mista, sempre inspirados no surf.

Aos 17 anos fiz um estágio em uma empresa de cenografia com o artista plástico Clécio Régis que deu base as minhas pinturas, criando cenários  para a Rede Globo de TV, teatros, escolas de samba, shows e eventos por todo o Brasil. Também tive a oportunidade de preparar a sala para a exposição  do pintor Monet no CCBB RJ , reproduzindo uma pintura de 30 metros na sala de exposição.

Nunca houve uma formação formal?

Em 1999 fui estudar na Escola de Artes Visuais do Parque Laje  no  Rio de Janeiro  (EAV), devido à necessidade de me expressar, retratando temas sociais, nu artístico e paisagens. Nesta época, estava em busca em definir o estilo próprio, eu utilizei diversas linguagens como impressionismo, realismo e cubismo. Não tenho regras, faço minhas pinturas e esculturas para quem entende ou não de arte. Minha linguagem é simples, procuro retratar mais claramente o tema para todos admirarem, ou seja, arte do povo. Arte para todos.

E como seu quadro foi parar nas mãos do Kelly Slater?

A entrega da Pintura ao Kelly Slater foi por acaso. Fiz uma entrevista para o Canal Woohoo sendo entrevistado pelo Bruno Bocayuva (veja o vídeo abaixo). No decorrer da entrevista mostrei uma pintura  do Kelly surfando na Barra da Tijuca em 1997 durante o Kaiser Summer Surf. Foi um momento especial para os espectadores, para o esporte aqui no Brasil e meu também. Quando o Bruno viu a pintura ele falou “o que acha de presentear o Kelly com esta pintura?” ai eu achei o máximo. Ficou aquela dúvida, será que ele vai lembrar da onda? O cara já surfou tantas pelo mundo.

O Bruno foi para Santa Catarina em Imbituba onde estava rolando o WT. Quando o Bruno se aproximou do Kelly com a pintura ele já olhou rindo, ai o Bruno perguntou “você lembra dessa onda?” Kelly respondeu “sim” e contou todo momento como se fosse a dias atrás. No fim da entrevista ele falou que foi uns dos melhores momentos de sua vida e me agradeceu pela pintura.

Sensacional, e você chegou a encontrar com o Kelly pessoalmente?

Em 2011 durante o Billabong Rio tive a oportunidade de me apresentar a ele, estava um grande tumulto. Falei com um organizador do evento  que eu tinha presenteado o Kelly com uma pintura, mas ele não me conhecia, o cara  foi fala com ele  meio sem acreditar na historia. Aí quando ele contou que o cara que havia pintado sua onda na Barra da Tijuca estava ali, o Kelly veio na mesma hora  e me agradeceu levantando meu abraço. Foi muito bacana!

Leandro, parabéns pela história fantástica e também parabéns pela sua arte. Desejamos muito sucesso na sua caminhada. Quem quiser conhecer mais sobre este artista carioca e o seu trabalho, visite o site dele em http://www.arteleandrosilva.com.br ou o seu facebook.

2 + comentários

  • Leandro Silva 20/03/2013 - 5:07 pm Responder

    Lucas muito obrigado pela matéria , ficou muito boa, parabéns pelo site nalupa.com!!!

  • Leandro 21/03/2013 - 4:39 pm Responder

    Parabéns pelo ótimo trabalho xará!

  • Deixe uma resposta