Resenha de Jogo – Little Inferno

5 Postado por - 27/06/2013 - Artigos, Audio, obailetodo, Textos

Fora do universo dos ultra blockbusters dos GTAs e Call of Duties, existe todo um mundo de desenvolvedores de jogos indies que fazem coisas realmente originais e diferentes.

Tão originais e diferentes, que às vezes não sabemos nem como descrever, mesmo depois de termos jogado o jogo.

Little Inferno, parece de início muito fácil de explicar: você está brincando com fogo.

BurningCom mais detalhes: no mundo de Little Inferno, todas as pessoas não saem de casa porque neva a tanto tempo que ninguém lembra de um tempo onde não era frio. Elas passam o dia todo em frente a suas lareiras Little Inferno, queimando todo tipo coisa compradas em catálogos. Quanto mais você queima coisas, mais dinheiro ganha para comprar mais coisas.

 

 

2408934-2013_01_06_00001

 

Os itens são de todos os tipos: comida estragada, luas e planetas, itens da moda, e-mails e outras coisas intangíveis. Você tem uma série de combos onde você queima coisas juntas para formar um conjunto ou uma ideia que você precisa descobrir para poder adquirir novos catálogos.

 

 

Enquanto isso, seu único contato com o mundo fora da sua lareira é sua vizinha Sugar Plumps, que está sempre dizendo o quanto ama sua lareira e lhe mandando e pedindo itens; e o Homem do Tempo que viaja em seu balão por cima das nuvens de fumaça, sempre prevendo nevascas cada vez maiores.

O refrão do jogo é “Até onde isso vai durar”. E isso se aplica de maneira sutil a todas as ideias do jogo: até onde as pessoas vão poder viver num frio cada vez maior, queimando coisas por diversão. Até onde as pessoas podem se dedicar a uma tela sem contato humano. Até onde alguém pode prosseguir na vida sem sonhos.

Além do aspecto filosófico, Little Inferno chama muito a atenção por um visual ao estilo Tim Burton, pelas descrições engraçadas das coisas que você queima, e pelo quanto é viciante brincar com fogo.

A trilha sonora é responsável por criar uma atmosfera lúgubre e ao mesmo tempo carregada de emoção, e é disponibilizada gratuitamente pelos criadores do jogo em http://tomorrowcorporation.com/little-inferno-soundtrack. Eu recomendo que você não leia a track notes ante de jogar, pois como os próprios autores falam, elas são cheias de spoilers.

Você pode comprar Little Inferno para Windows, Linux e Mac na Steam Store por 17 reais.

Também existem versões para Wii e para iOS.

Combos

1 comentário

  • […] Toda essa digressão, era só para dizer: Limbo, mesmo sendo apenas um jogo, é claramente um produto de sua cultura, e aposto que se fosse americano, seria algo bem diferente. Difícil imaginar ele mantendo sua sutileza, sua opção em não revelar seus mistérios para o público americano, mesmo com alguns desenvolvedores indies geniais, como os que mencionei em minha última resenha, sobre Little Inferno. […]

  • Deixe uma resposta