Serra Pelada

0 Postado por - 11/03/2013 - Artigos, obailetodo, Textos

Essa é uma das regiões de nosso país que poderia se chamar Republic of Sierra Pelada, em referência ao país do noroeste africano (Republic of Sierra Leone), onde o fato de suas terras possuírem uma inestimada fortuna pode ser considerado uma maldição, a diferença é que lá predominam os diamantes e aqui o ouro.

Em ambos os casos a corrida pelas pedras preciosas gerou uma enorme crise humanitária, onde a vida daqueles que trabalham pelas riquezas não vale nada. Para se ter ideia de como esse mercado mexe com as pessoas, Serra Leoa é considerado um dos países que mais toleram as diferenças religiosas no mundo, sendo registrados poucos casos de violência envolvendo a religiosidade, isso em meio a um continente onde a intolerância étnica e religiosa causam guerras (Ruanda, Senegal, Argélia, Sudão). A disputa em Serra Leoa é por território.

No nosso caso, as terras pertencentes até então a Companhia Vale do Rio Doce, localizada no Estado do Pará, foram invadidas por milhares de homens em busca de garimpo e do sonho de enriquecer rapidamente com o ouro.  A pequena área localizada no meio da floresta amazônica cresceu rapidamente depois que foi noticiado a presença de metais preciosos, entre eles o ouro, gerando um crescimento extremamente desorganizado da região. Acreditava-se até então que o pais já não possuía grandes jazidas de ouro.

Para aqueles que quiserem saber um pouco mais sobre a história, o site vimeo.com disponibiliza um episódio do programa Doctv da TvCultura, de Priscilla Brasil: Serra Pelada – Esperança não é Sonho.

Serra Pelada – Esperança não é Sonho.

Gostou, que tal nos seguir por RSS, twitter ou fanpage?

1 comentário

  • OTAVIO ALMEIDA 13/09/2013 - 11:34 pm Responder

    EU TRABALHEI EM SERRA PELADA DE 1984 A 1986,FOI OLUGAR QUE MAS PASSEI FOME NAMINHA VIDA,NAO TINHA DINHEIRO PRA COMPRAR ALIMENTO,EU IA AO COMERCIO LOCAL BUSCAR OS RESTOS DE PERNA DE VACA NO LATAO DE LIXO CONZINHAVA NUMA LATA ECOMIA COM MANDIOCA QUE PANHAVA NO LOTE DO VIZINHO TEVE DIAS QUENSENTIA VONTADE DE TOMAR UM SUCO MAS NAO TINHA CHEQUIE A TOMAR SUCO DE VINAGRE ISTO COM MUITA FOME CHEGAVA A DOER O ESTOMAGO UM LUGAR DE MUITO SOFRIMENTO NA EPOCA TINHA QUE TER CARTEIRA DE GARINPEIRO E EU NAO TINHA EU VIM MUITAS VESES A PE 45 KM A NOITE SEM NEM UM CANIVETE NA CINTURA POIS NAO PODIA USAR ARMA SERIA PRESO SE FOSSE PEGO PORTANDO ALGO ASSIM TINHA ESPOSA E ESTAVA GRAVIDA SO VOLTEI PRA CASA DEPOIS DE SEIS MESES E QUANDO CHEGUEI FOI QUE FIQUEI SABENDO QUE TINHA TIDO UM ECLANPSE E O FILHO TINHA NASCIDO MORTO FOI UM SOFRIMENTO SEM TAMANHO ESPERO QUE AS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS OLHEM PELO OPVO QUE ALI SE ENCONTRAO E FAÇAO ALGUMA COISA PELO AMOR DE DEUS NAO DIEXEM DE AJUDAR OS NOSSO POVO BRASILEIRO ALI TEM MUITA CALAMIDADE POR FAVOR AJUDEM!!!!EU PECO QUE FAÇAO ALGUMA COISA EM NOME DE JESUS QUE NOSSO DEUS E PAI JEOVA ABENÇOE AQUELA COMUNIDADE AMEM!

  • Deixe uma resposta