The Walt Disney Company – Song of the South

3 Postado por - 21/05/2013 - Docs & Filmes, obailetodo, Video

O vídeo abaixo é uma produção norte americana  lançada em 1946, que mistura cenas de ação reais com animações, além de musicais bem ao estilo Disney.

Para quem gosta desse tipo de interação entre personagens reais e desenhos animados, as história envolvendo o Uncle Remus e Bre’r Rabbit é de encher os olhos.  Uncle Remus (James Baskett) é um personagem fictício que faz parte do folclore norte americano. Os Afro-americanos que viviam na região mais ao sul do país (The Southern United States), contavam histórias sobre o Uncle Remus e muitas dessas histórias tinham caráter educativo, outras simplesmente eram fábulas de Jean de la Fountaine, poeta francês de muitas expressão no século 17. Em todas elas, sempre está presente a relação entre homens e animais.

A polêmica do filme fica por conta de sua classificação como sendo racista. Isso porque o criador da história Joel Chandler Harris, escritor americano e jornalista, também atuou muitas vezes na defesa dos direitos dos negros, denunciando o racismo praticado naquela região onde ele vivia. Lembrando somente que Harris nasceu em 1845, portanto viveu muito de perto a desigualdade, tendo enfrentado a guerra civil, que ocorreu entre os estados abolicionistas do norte e os escravocratas do sul estadunidense.

Vale a pena ver esse filme por ser, na minha opinião, uma das grandes criações da Walt Disney Company. Mesmo sendo essa uma companhia geradora de muitas controvérsias, também tem seu crédito por  produzir obras tão cheias de conteúdo e charme como é o caso de  “A Canção do Sul”. Abaixo o link do filme.

https://www.youtube.com/watch?v=2BtjW7PW2z0″]

O destaque da trilha sonora do filme, fica por conta do Oscar de melhor canção original por Zip-a-Dee-Doo-Dah, cantada lindamente por James Baskett. A seguir dois vídeos, o primeiro a canção e a interpretação original do filme, e o segundo uma apresentação do Jackson 5 cantando a mesma música.

Zip-a-Dee-Doo-Dah (Original)

Jackson 5 perform “Zip-A-Dee-Doo-Dah”

 

1 comentário

  • […] No último Sábado o programa do Na Lupa na Rádio Valinhos foi dedicado ao pianista Frédéric Chopin. Escolhi a obra “Waltzes”, que Chopin começou a escrever aos 14 anos e continuou escrevendo até sua morte em 1849. Você irá reconhecer alguns minuetos que foram usados em vários desenhos da Disney e de outras empresas da época para dar vida aos personagens dos Desenhos. Originalmente criada na Áustria e na Alemanha, Waltz (Valsa)  é uma música em 3/4 muito usada para dança de salão desde o século 16, porém a de Chopin não foi feita para dançar e sim para ser executada em concerto para Piano. O Pianista que interpreta a obra abaixo é Alexandre Tharaud, francês de personalidade forte e dedicado ao instrumento desde os 5 anos de idade. No primeiro vídeo você poderá escutar a obra completa,  já no segundo vídeo um trecho da obra bem conhecido por ser trilha de clássicos de desenhos, principalmente da Disney. […]

  • Deixe uma resposta