TOP 10 – Guitarristas de Rock

1 Postado por - 31/01/2012 - Artigos, Música, obailetodo, Textos, Video

Estreando no Na Lupa, começo com uma polêmica. Afinal é sempre complicado fazer listas apontando os melhores. Ainda mais quando o assunto é guitarra, já que muita gente entende muito do assunto e tem opiniões e gostos diferentes. Por isso, esse é o meu TOP 10 dos melhores guitarristas de rock do mundo, de todos os tempos. Não quer dizer que seja o melhor TOP de todos, mas essa é minha opinião, baseada em gosto e conhecimento.

10 – JAMES HETFIELD

Nascido nos EUA em 1963, é o líder (junto de Lars Urich) de uma das maiores bandas de todos os tempos, o Metallica. Sendo um mestre na arte de criar riffs pesados, sempre soube inovar, além de ter nascido com a voz perfeita para o estilo musical que toca, o heavy metal. Seja com uma Les Paul, Flying V ou Explorer, James prova show após show porque é um dos melhores do mundo. Felizmente, já consegui ver ele tocar duas vezes, posso dizer que ele é um verdadeiro mestre! Com um público de 100 mil pessoas a sua frente, James conduz o show na palma da mão do começo ao fim.

 

9 – JIMI PAGE

Começou sua carreira como músico de estúdio em Londres e, em meados da década de 1960, tornou-se o guitarrista de sessão mais procurado na Inglaterra. Ele foi membro dos Yardbirds de 1966-1968, e posteriormente fundou o Led Zeppelin, em 1968. Page é amplamente considerado como um dos maiores e mais influentes guitarristas de todos os tempos.A revista Rolling Stone o descreveu como o “pontífice do poder dos riffs” e classificou-o em terceiro lugar na lista dos “100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos”. em 2010 foi classificado em segundo lugar na lista dos “50 Melhores Guitarristas de Todos os Tempos”. Ele foi introduzido duas vezes no Rock and Roll Hall of Fame: uma como um membro dos Yardbirds, em 1992, e uma segunda vez como um membro do Led Zeppelin, em 1995.

8 – EDDIE VAN HALEN

Holandês que nasceu em 1955, já apavorava no piano clássico junto de seu irmão Alex Van Halen. A princípio, Alex tocava guitarra e Eddie bateria. A troca de instrumentos resultou no surgimento de um dos maiores guitarristas de todos os tempos. E isso já foi provado durante toda a história do Van Halen, grande banda de hard rock. Com estilo, técnica, performance ao vivo marcante e equipamentos que sempre foram referência (como sua guitarra Frankenstein, que ele mesmo criou), em termos de guitarra, só Jimi Hendrix é tão influente quanto este mestre.

7 – DIMEBAG DARRELL

Nascido em 1966 nos EUA, provou que peso e velocide cominam com melodia. Juntamente com seu irmão Vinnie Paul, deixaram sua marca no metal com o Pantera. Riffs, melodias, técnica perfeita, efeitos, uma dose de groove, barbicha colorida e guitarras Dean ou Washburn em formatos audaciosos, fizeram de Dimebag uma figura inesquecível. Até que em dezembro de 2004 um fã invadiu o palco da sua outra banda, Damageplan, e o matou a tiros. O mundo nunca mais verá um guitarrista como esse, mas o legado continua.

6 – ZAKK WYLDE

Jeffery nasceu em 1967 nos EUA e aos 19 anos tinha a dura missão de ser o guitarrista de Ozzy Osbourne (substituindo Randy Rhoads, tranquilo!?) tornando se assim, um verdadeiro Guitar-Hero. Seja ao lado de Ozzy ou a frente do Black Label Society (pude ver ele tocando com os dois), Zakk se tornou um dos guitarristas mais fenomenais que esse mundo já viu com estilo e técnica que são reconhecidos logo nas primeiras notas. Passou do estilo “surfista californiano dos anos 70” para “lenhador que mora na neve” sempre destruindo com solos e riffs fantásticos demonstrados em suas Gibson Les Paul personalizadas (tem sua assinatura) com círculos concêntricos em preto e branco.

5 – BRIAN SETZER

Nascido nos EUA em 1959, Brian veio ao mundo para ser oque é: o Rei do rockabilly! Líder dos Stray Cats desde os anos 80, liderou um retorno para o swing e as músicas de big bands, quando ele formou a The Brian Setzer Orchestra. Um guitarrista impressionante que fica até difícil descrever, Setzer possui um vocal perfeito para seu estilo de som, além de ter alguns modelos da guitarra Gretsch com sua assinatura. Um gênio!

4 – RANDY RHOADS

Randall nasceu em 1956 nos EUA e herdou a música dos pais, também musicos. Em 1975 foi um dos fundadores do Quiet Riot, até que anos mais tarde passou a integrar a primeira formação da banda solo de Ozzy Osbourne, que havia acabado de deixar o Black Sabbath. Eternizando a Jackson Flying V, Randy teve uma curta passagem pelo mundo, falecendo em um acidente de avião, mas deixou um legado de solos impecáveis, técnica marcante e um senso musical incrível. Randy Rhoads está para o metal, assim como Van Gogh para a pintura ou Pelé para o futebol. É algo além do entendimento humano!

 

3 – JIMI HEMDRIX

Esse dispenssa apresentações, o rei de todos! Mestre supremo! Samurai da Fender Stratocaster! Absolutamente impossível fazer uma seleção dos principais guitaristas da história sem colocar Hendrix entre os principais. Quase sempre está na primeira posição, mas na minha lista, por gosto pessoal e algumas outras coisas, ele fica na terceira posição. James Marshall Hendrix nasceu em 1942 nos EUA e deixou um legado absurdo com uma trajetória meteórica. Com apenas 4 discos, Hendrix redefiniu a forma de tocar guitarra. Numa época em que os instrumentos e equipamentos eram precários, ele conseguia tirar de sua guitarra um som único, pesado e sujo ao mesmo tempo. Junto disso uma performance ao vivo devastadora. Morreu em setembro de 1970 aos 27 anos de overdose de pílulas para dormir. Quem viu ao vivo, viu!

2 – ANGUS YOUNG

Nascido em 1955 na Escócia, é um dos nove filhos de seus pais e juntamente com seu irmão Malcolm, fundaram uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. Líder da minha banda preferida, AC/DC, Angus é mais do que um guitarrista, é um verdadeiro mestre, um showman! Sempre com sua Gibson SG, ele criou um personagem no palco, sendo o eterno “schoolboy”. O resultado disso: ele é o símbolo da banda e show do AC/DC é um dos melhores shows de rock que esse mundo já viu, verdadeiro espetáculo, vi de perto, não tem pra ninguém (quem viu também, sabe do que eu estou falando). Energia no palco, imagem marcante, riffs e solos que influenciaram muitos músicos. In Angus We Trust!

1 – SLASH

Saul Hudson nasceu em 1965 na Inglaterra e para mim é o maior guitarrista de todos os tempos que esse planeta já viu. Slash, antes de tudo, é um músico com apuradíssimo senso melódico e um bom gosto imenso na hora de criar harmonias e solos. Com forte inspiração em Joe Perry do Aerosmith, Slash se igualou ao mestre e até mesmo, o superou. Com visual único, Slash criou um estilo: cabelo desgrenhado cobrindo a cara, cartola enterrada na cabeça e o cigarrão no canto da boca. Começou seu império mundial no Guns n’ Roses, depois fundou o Slash’s Snakepit e anos depois o Velvet Revolver. Fora isso, incontáveis parcerias ao decorrer da sua carreira, com Michael Jackson, Zakk Wylde, Corey Taylor, Alice Cooper, Lenny Kravitz, entre outros. Recentemente lançou seu albúm solo (prova máxima de sua doutrina), convidando para cada faixa do disco um amigo, entre eles: Ozzy, Iggy Pop, Lemmy, Travis Barker, Dave Grohl, Fergie, Kid Rock, Ian Astbury, Chris Cornell, entre outros. Assina alguns modelos da Gibson Les Paul e alguns amplificadores da Marshall. Fez parte do jogo Guitar Hero III: Legends of Rock, sendo um dos personagens. Tem moral ou não? Vendo seu show ao vivo três vezes tive a certeza absoluta que o cara é um mestre!

 

Não gostou da lista? Acha que eu não entendo nada de guitarra? Faz uma lista melhor e manda aí nos comentários.

19 + comentários

  • Ivo Holanda 31/01/2012 - 11:16 am Responder

    Maravilha hein. Parabéns aí pelo post e pelo blog galera. Abs!

    • Lucas Delaqua 31/01/2012 - 12:59 pm Responder

      Olha lá, Ivens! Bem que poderia escrever sobre os anos 80 hein….

  • Marco Sinatura 31/01/2012 - 2:25 pm Responder

    Fala, Galera! Parabéns pelo site e pela “aquisição” do fera aí pra escrever pra vocês.
    Sinceramente, lista TOP 10 guitarristas pra estrear foi pra chutar o balde da polêmica mesmo hein, Taric!? Se até TOP 10 Cortadores de Grama dá briga, imagina isso! hahahahahah
    Mas vamos lá. Acho que não vem ao caso dizer se concordo ou discordo da sua lista. Eu acho algo extremamente pessoal. Engraçado que eu teria muita dificuldade de fazer uma lista dessa porque eu vivo literalmente de ciclos, como ouvinte e como guitarrista. Às vezes passo meses encanado num guitarrista e tento entender porque me sinto tão atraído. Aí estudo, absorvo o que quero/consigo e quando menos espero estou vidrado em um outro, fazendo a mesma coisa. Até começar a repassar cada um deles, over and over again… Minha lista seria muito mutável ou então, refletiria o momento que vivo hoje. Mas pra resumir de vez a ladainha, acho que de maneira geral sua lista tá coerente. Ela segue uma clara linha que valoriza técnica, velocidade e contribuição pro mundo do Rock. A minha provavelmente favoreceria alguns outros quesitos o que certamente mudaria a lista toda, hehehehe… Mas senti falta de alguns guitarristas mais melodiosos, aqueles que fazem a guitarra chorar mesmo (apesar do Slash, seu #1 ser dessa linha), que cantam com a guitarra. De resto, como disse, é gosto. Mas seria legal você abrir pra galera aí quais critérios mais palpáveis você usou pra elencar! Bora lá, belo trabalho, mano!

  • TaricCF 31/01/2012 - 7:02 pm Responder

    Bem frisado hein Marco!
    Realmente é bem complicado fazer um TOP desses, acabam ficando grandes nomes como Jimmy Page, David Gilmour, Mark Knopfler, Dave Murray, Dennis Bocuzzi de fora, mas.. enfim!

    Os critérios foram:
    – o cara tocar absurdo (técnica, velocidade, melodia, harmonia, virtuosidade.. tanto nos solos, quanto nos riffs e arranjos)
    – estilo que marcou
    – influência no mundo do rock
    – gosto pessoal

    Mas diz ae, qual é o TOP 10 Guitarristas do Marco Sinatura HOJE?

    • Ad Ferrari 31/01/2012 - 8:20 pm Responder

      Dennis Bocuzzi aliás, uma das maiores estrelas do mundo do Rock, parte inseparável da história do gênero.

    • Marco Sinatura 03/02/2012 - 11:49 am Responder

      Taricão, respondendo! Antes tarde do que nunca.
      Listar os 10 em ordem de quem é melhor é quase impossível pra mim. Vou só citar os que pra mim com certeza estariam na minha lista hoje.
      Hendrix (incontestável, definiu o que é a guitarra no rock, mais influente que ele não existe), Slash (puro e simples feeling, ele mesmo já disse que não pensa muito em escalas, teoria e conceitos quando tá tocando porque nunca gostou de estudar teoria), Frusciante (acho que é um dos caras mais ricos em melodia. em pegada tem uma vertente que é bem hendrix, sujo e ritmado. tem uma coisa de funk rock que é bem inovador e a virtuose dele flerta mais com o ritmo/tempo e suas variações do que com a velocidade de execução das notas), Zakk Wylde (sua análise é perfeita, concordo com tudo), Angus (o cara cria toneladas de riffs fudidos há mais de 30 anos sem nunca ter mudado nem a config do amp), Page (outro que pra mim é influente pra caralho, apesar de ser mais ainda notável sua contribuição na questão de composição/arranjos/produção), Morello (inventou um jeito de tocar que ninguém tem coragem nem de copiar de tão autêntico que original)… Esses com certeza estariam na lista, daí pra frente dá pra discutir e degladiar entre as outras centenas de gênios pra ocupar as vagas que sobraram!

  • Denai 31/01/2012 - 7:57 pm Responder

    Olhoko, Marco falou tudo e mais um pouco ali! Concordo 100%, lista é bem pessoal, tem mta influência, época, enfim.. se outro dia a Rolling Stone mesmo fez um Ranking com os 100 melhores guitarristas e ainda assim deixou de fora um monte de fera, precisa falar mais alg coisa?
    Como meu gosto e influência é, podemos dizer, bem parecido com o do Taric, eu achei a lista animal, claro q mudaria um ou outro! Aliás, eu duvido q tenha dois cidadãos no mundo com um Top 10 Guitar Players idênticos!
    Show de bola man!

  • Ad Ferrari 31/01/2012 - 8:19 pm Responder

    Cara… treta fazer Top10 de guitarristas, mas bora! Acho dificil elencar os 10 melhores por ordem, porque aí é muito pessoal mesmo. Se fosse uma coisa tão simples quanto “quem toca mais rápido” ou algo do tipo, ia ser moleza: Malmsteen, o gordinho mais rápido do oeste. Mas como não é assim, já viu! A seleção tá ótima. Senti falta só do Richie Sambora, Jimmy Page, Chuck Berry e Tom Morello. De resto, assino embaixo!

  • Binhu 31/01/2012 - 9:30 pm Responder

    foda memo! realmente dificil fazer um top 10 a que existem muito nego bom que voce gostaria de incluir na lista! tem muita gente ai na sua lista que estaria na minha tambem, talvez em ordens diferentes e mudaria alguns logico, impossivel uma lista igual, nao tem como nao colocar suas principais influencias num top 10! 3 dos dois guitarristas do Iron estariao na lista, logico, influencia minha total nao só pelo oq os caras tocam, mas por ter marcado pra mim, como foi pra voce o slash que nem se discute q o cara é foda, é virtuoso cheio das tecnicas? nao, mas é um puta artista, nao tem um que nao conhece e elogia o cara, portanto digamos que é um assunto que nao se discute! cara, por exemplo, nao sou fan de Kurt Cobain, mas um fanzasso de Nirvana botaria Kurt no meio, ele nao fazia porra nenhuma de dificil na guitarra mas teve criatividade de fazer o mundo inteiro conhece-lo e foi sucesso.
    Resumindo, minha lista seria tipo a sua, vai desde de tecnica, fanatismo, guitar hero, importancia na sua vida e respeito.

  • Binhu 31/01/2012 - 9:34 pm Responder

    alias, 2 dos 3 guitarristas do Iron estariao na lista!

    vou brincar de montar uma tambem pra compartilhar!

  • ViniFiori 01/02/2012 - 2:23 pm Responder

    uma lista com os TOP 10 BATERISTAS ??? huuuuuuum… já vou fzndo uma resenha hein ! ! !

  • Guido Barella 01/02/2012 - 2:40 pm Responder

    Hummm…. top 10 bateras saindo do forno então !! Ai sim !! … E taricão .. parabéns por sua estreia !! Quero maiss !!!!

  • TATIANNE 03/02/2012 - 5:14 pm Responder

    Comentando sobre sua lista com um cliente ele me lembrou do clássico e magnífico Eric Clapton né? e na minha opinião o Jimmy Page! no doubt!

  • Taric Fioravanti 10/02/2012 - 11:11 am Responder

    É, deu pra ter uma leve noção da polêmica que é listar os 10 maiores guitarristas neh?! heheh
    Muito bacana a opnião de todos que comentaram aí, entendo e respeito!
    E olha só! Coincidentemente, a próxima edição da revista Rolling Stone Brasil (fevereiro/2012) chega às bancas com a lista dos 100 maiores guitarristas da história do rock, elaborada por críticos e músicos.
    Os leitores ainda vão poder votar na capa, se será de Jimi Hendrix, Jimmy Page ou Eddie Van Halen! TOP hein!
    Segue o link: http://migre.me/7S5NI
    Agora eu quero ver Vini, TOP 10 bateras?!?! heheh.. eu já tenho a minha montada..

  • joey 02/05/2012 - 1:08 pm Responder

    está desatualisada essa lista pois:

    o g3 melhores do mundo é:
    1º-steve vai
    2º-joe satriani
    3º-orianthi panagaris

    OBS:slash esteve em primeiro lugar por 6 anos mas atualmente ele não está nem entre os 10 melhores,obrigado.

    • Lucas Delaqua 02/05/2012 - 1:22 pm Responder

      Oi Joey, essa é a mundialmente famosa “lista do Taric”. Ele mesmo atualizou ela esse ano e pelo visto o Slash vai ficar na frente muito tempo.

  • Alex 26/06/2012 - 1:31 pm Responder

    pra mim só faltou o joe satriane

  • Guilherme 03/09/2012 - 4:37 pm Responder

    Yngwie Malmsteen, John Petrucci, Steve Vai, Joe Satriani são Deuses e não contam para estas listas ?? não entendo….

  • Deixe uma resposta